O que é acupuntura


A acupuntura é o conjunto de conhecimentos científicos e práticos da Medicina Tradicional Chinesa que visa à prevenção, à terapia e o tratamento de enfermidades através do estímulo de determinados pontos da superfície da pele, chamados de pontos de acupuntura ou acupontos.

A acupuntura faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, assim como a fitoterapia, a terapia alimentar chinesa, as práticas físicas e meditativas, entre outras. É uma das mais antigas terapias conhecidas pela humanidade. Embora tenha se modernizado as suas práticas e teorias ainda são muito parecidas com aquelas usadas há mais de cinco mil anos. Das agulhas de pedra, madeira, bambu, ferro, ouro e prata, até os nossos dias com agulhas descartáveis, vêm prevenindo e tratando enfermidades.

A acupuntura é baseada em teorias diferentes daquelas da medicina ocidental. Na medicina ocidental (alopática), um médico fará o diagnóstico da enfermidade do seu paciente através de seus conhecimentos de bioquímica, fisiologia, anatomia e patologia, e decidirá se irá tratá-lo com drogas, cirurgia ou outra técnica.

O diagnóstico na Acupuntura é baseado no princípio fundamental de que os sinais e sintomas refletem a condição dos sistemas internos, sendo mais amplo do que na medicina alopática.
Utiliza como elementos o histórico pessoal e familiar, palpação do pulso, observação da face e da língua, entre outros. E em suas várias outras modalidades de tratamento utiliza-se de plantas medicinais, dietoterapia, práticas corporais e mentais.
Apesar de distintas, essas abordagens terapêuticas podem ser utilizadas ao mesmo tempo uma complementando a outra, uma vez que ambas visam o bem estar da pessoa.

A acupuntura e a Medicina Tradicional Chinesa ensinam que o homem precisa ter harmonia em suas relações internas e externas.
Para harmonia interna, todas as funções fisiológicas do seu organismo devem ser cumpridas sem esforço, e para a harmonia externa, o homem deve ter boas relações com o meio em que vive.

Originalmente, todas as estruturas do organismo se encontram em equilíbrio pela atuação das energias Yin e Yang. Desse modo se as energias Yin e Yang estiverem em perfeita harmonia, o organismo certamente estará com saúde. Por outro lado, um desequilíbrio gerará a enfermidade. A ciência da acupuntura visa, através de sua técnica e procedimentos, estimular os acupontos que têm a propriedade de restabelecer o equilíbrio, alcançando-se assim resultados terapêuticos e a saúde.

Vantagens da acupuntura

 A acupuntura, através do equilíbrio da energia Qi, pode tratar inúmeras enfermidades, não importando sua localização, idade ou sexo da pessoa.

 É eficiente no alívio de muitas dores. Em pacientes com câncer pode ser usada no controle da dor e dos efeitos secundários da radio ou quimioterapia. Pode auxiliar em cirurgias tanto na analgesia como apressando a recuperação, principalmente nas cirurgias plásticas onde auxilia no controle dos edemas.

 Regula o equilíbrio do organismo, diminuindo o uso de medicamentos principalmente nas enfermidades causadas pelo estresse.

 É simples de ser aplicada e não precisa de muitos equipamentos – um lugar arejado e confortável, agulhas descartáveis e um especialista em acupuntura competente é o necessário para sentir todo o benefício da acupuntura.

 É uma prática muito segura, exigindo apenas a higiene e esterilização das agulhas e um bom profissional.

 Pode ser usada juntamente com outros tratamentos da medicina ocidental, um complementando o outro.

 Apresenta excelentes resultados nos casos de vícios (tabagismo, drogas), em obesidade (gula ansiosa, compulsão).

 E nunca devemos esquecer da mais importante vantagem da acupuntura que é a prevenção de enfermidades. Estimula o sistema imunológico, equilibra sentimentos e emoções, propicia a circulação harmoniosa da energia Qi, permitindo, assim, prolongar seus períodos de bem-estar e de saúde e prevenindo o aparecimento de enfermidades

As enfermidades que podem ser tratadas com a acupuntura

Dentro da concepção chinesa, a enfermidade é uma manifestação de desequilíbrio, e a acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida.

Embora muitas pessoas associem a acupuntura com o controle da dor, e é realmente muito efetiva nesses casos, a acupuntura pode atuar na promoção da saúde e bem-estar, na prevenção de enfermidades, e no tratamento de várias enfermidades.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, são mais de 100 as enfermidades reconhecidamente tratadas pela acupuntura, entre elas:

 Desequilíbrios respiratórios: gripe, rinite, bronquite, asma, alergias.

 Problemas relacionados a vícios e dependência do cigarro, do álcool, das drogas.

 Problemas do aparelho digestório: náuseas e vômitos, diarréia e constipação, úlceras, azia, diabetes, etc.

 Disfunções do aparelho uro-genital: cistite, problemas de parto, ejaculação precoce, frigidez, TPM e cólicas menstruais, cistos ovarianos, miomas, menopausa, prostratite.

 Disfunções Somatoformes: depressão leve e moderada, ansiedade, estresse, obesidade, hipertensão, insônia, irritabilidade, medos, fobias, nervosismo, preocupações, tristeza e melancolia, fibromialgia.

 Desequilíbrios do sistema neuro-muscular: LER (lesão por esforço repetitivo), sequelas de AVC (acidente vascular cerebral), cãibras, mal de Alzheimer, paralisia facial, etc.

 Síndromes dolorosas: cefaléias, enxaquecas, dores agudas ou crônicas de origem reumática, lombalgia (coluna), nevralgia (ciática, trigêmeo, intercostais), dores traumáticas (contusões, distensões), etc.

 Enfermidades da pele: acne, vitiligo, prurido, etc.

Acupuntura emagrece...


Primeiro devemos pensar por que engordamos. Engordamos por que comemos e bebemos mais do que gastamos.

E comemos e bebemos por que acostumamo-nos a utilizar a alimentação como forma de expressar nossos sentimentos. A mãe só sente ter desempenhado bem o seu papel quando prepara a refeição e o filho não só aceita o alimento como também demonstra prazer em recebê-lo. Limpa o prato!

Presenteamos pessoas queridas com bombons e, em todas as ocasiões especiais, comemoramos ao redor da mesa. Quem pode imaginar uma reunião de amigos sem muita comida e bebida?

Come-se em momentos de alegria e de tristeza, por que se está calmo ou nervoso, por que estamos sozinho ou acompanhado, comida, comida, comida.

Não conheço uma só pessoa gorda que não adore comer doce, salgado ou ambos. Também não conheço um magro que gaste seu tempo numa refeição, ou que carregue uma balinha (barrinha de cereal, chocolatinho, bolachinha – tudo no diminutivo por que pequenas porções não engordam) na sua bolsa.

Então tá! Acupuntura emagrece ou não?

Vamos lá, só a acupuntura não vai emagrecer ninguém, nem existe uma fórmula mágica que torne as pessoas magras. Para reduzir o peso corporal é necessário diminuir a quantidade do que ingerimos e aumentar o que gastamos, ou seja, fazer uma dieta com poucas calorias e praticar atividade física.

A acupuntura ajuda no emagrecimento, por que pode regular o metabolismo, amenizar a ansiedade - aquela agitação sem causa aparente que leva a pessoa a abrir a geladeira e devorar tudo; a compulsão por comidas – controle do apetite; fazer com que seu organismo elimine melhor as toxinas, a retenção de líquidos, o funcionamento regular do intestino; ajuda a relaxar e dormir bem, por que dormir bem significa um dia seguinte sem ansiedade e cansaço. A acupuntura ajuda a fazer um equilíbrio das suas energias conseguindo assim mais disposição e bem-estar. E daí, emagrece sim!
*
*
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário