DICAS de hábitos alimentares saudáveis e perda segura de peso

O segredo é promover uma mudança de hábitos alimentares, com uma alimentação mais saudável seguindo as orientações da Pirâmide Alimentar, controlando a quantidade e a qualidade dos alimentos, assim perdendo peso com equilíbrio.

Divida sua alimentação em seis refeições no dia.
- café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde, jantar, ceia -

Coma pequenas quantidades e evite “beliscar” entre as refeições.

Faça cada refeição com calma, sente-se para comer e mastigue bem, isso ajuda na digestão e aumenta a saciedade.

Evite comer diante da TV ou fazendo outra atividade, por que você pode perder a noção da quantidade que está ingerindo.

Tome bastante água, de 6 a 8 copos diariamente, ou chás claros, deixe os sucos de frutas para os lanches, evite refrigerantes.

Adote horários regulares para se alimentar.

Inicie as refeições pelas saladas, legumes e verduras, quando chegar no prato principal (e mais calórico) você vai ver que o seu apetite já estará bem menor.

Procure variar diariamente as frutas e vegetais das suas refeições, quanto mais colorido o seu prato maior a variedade de vitaminas, sais minerais, e fibras.

Procure sair da mesa com a sensação que poderia ter comido mais um pouquinho, o seu cérebro demora um pouco para perceber a sensação de saciedade.

Se tiver vontade de comer um doce, coma uma fruta cozida, seca, ou in natura.

Pratique atividade física, pois além de ser saudável, auxilia no emagrecimento e mantém a boa forma.

Escolha um dia da semana para comer seus pratos preferidos, mas com moderação!


PREFIRA

Verduras, legumes, carnes magras, peixe ou frango.
Preparações cozidas, assadas, ensopadas ou grelhadas.
Frutas e sucos naturais.
Alimentos integrais: arroz, farinhas, etc.

EVITE

Açúcar, mel, doces em geral, refrigerantes, bebidas alcoólicas, chocolates.
O excesso de sal, açúcar, trigo e carne vermelha.
Arroz branco, farinhas refinadas, pães, torrada, bolachas.
Preparações milanesas, fritas, ou empanadas.

FAÇA ATIVIDADE FÍSICA

Atividade física regular pode lhe ajudar a atingir e manter um peso saudável. Ser fisicamente ativo também pode fazê-lo ter mais energia, melhorar seu humor e reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas.

Atividade física ajuda a controlar seu peso ao utilizar as calorias em excesso que de outra forma seriam armazenadas como gordura. Tudo que você faz utiliza calorias, incluindo dormir, respirar e digerir a comida. Equilibrar as calorias que você ingere com as que usa através da atividade física o ajudará a atingir e manter um peso saudável.

Quando você ingere mais calorias do que consegue gastar - você ganha peso.

Quando você gasta mais calorias, através de atividades físicas e dieta hipocalórica, do que ingere - você perde peso.

Quando atingir seu peso recomendável (medido através do IMC), você deve manter um equilíbrio entre as calorias ingeridas e as gastas - controle de peso.

Recomenda-se 30 minutos de atividade física de intensidade moderada*, pelo menos, 5 dias da semana; como: uma caminhada rápida, corrida, andar de bicicleta, natação, aulas de exercícios aeróbicos, dançar, praticar esportes. Para quem quer perder peso deve-se aumentar a duração dos exercícios físicos para, até, 60 minutos.
* A atividade física moderada é qualquer atividade que faz respirar mais rápido do que quando se está descansando e eleva a freqüência cardíaca.

Lembre-se que o excesso de peso foi adquirido em meses ou anos e não pode ser eliminado rapidamente.



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2 comentários:

  1. Maria do Carmo de L. Martins23 de maio de 2010 11:30

    Ana!

    Parabéns pela iniciativa do blog!
    É muito importante divulgar informações para as pessoas principalmente em relação aos bons hábitos e estilo de vida!
    Tu és um exemplo de que a Reeducação alimentar é o caminho para o emagrecimento e uma qualidade de vida melhor !

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  2. Ana, muito legal seu blog, gostei muito mesmo. Parabéns!!!
    Com certeza vou estar divulgando.
    Grande beijo para vc.
    Hebe Régis

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